Presidente Leonardo Euler de Morais com o Presidente e o Diretor Administrativo da ABEE-DF

O Presidente Leonardo Euler de Morais recebeu na tarde desta segunda-feira, 9, o Presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas do Distrito Federal, Eng.º Ronald Siqueira Barbosa e o Diretor Administrativo, Eng.º Isaías Baptista Martins. A reunião quando solicitada pela Associação visava a apresentação de sua nova formatação de atuação, pois até então o setor de telecomunicações não era um ponto de referência para observação da engenharia. Agora, com a nova diretoria, o tema telecomunicações fará parte da agenda da Associação, juntamente com as questões do setor elétrico e assim, as questões relevantes da engenharia dos dois setores estarão no radar da entidade.

O Presidente da Anatel aquiesceu e demonstrou interesse em conhecer o trabalho da Associação, mas também procurou levantar alguns assuntos que estarão nos objetivos da Anatel. Citou as metas já sendo estabelecidas para o começo do ano de 2020, com a publicação de algumas consultas públicas com relação ao 5G.

Também falou sobre a questão da separação de canais de FM em adjacência espectral, explicando que um dos objetivos da regulação e harmonização do espectro que é um bem escasso, é gerar a possibilidade de melhor planejamento, com mais canais disponíveis. A Associação considera esse ponto como fundamental para a nossa engenharia de radiodifusão.

Outro ponto a destacar que observamos nesse encontro, foi a preocupação da Anatel com relação ao crescimento do número de instalações (antenas e/ou sensores) e compartilhamento de infraestruturas de telecomunicações com a vinda do 5G. Muitos debates deverão ocorrer ainda nesse próximo ano. Participaram também da reunião, o Chefe da Assessoria Técnica da Anatel, Eng.º Humberto Pontes e o Assessor Eng.º Egon Guterres.

Deixar um Comentário