ABEE-DF tem encontro na EBC

Por Engenharia Sem Comentários

A diretoria da ABEE-DF esteve na sede da Empresa Brasil de Comunicação – EBC para ouvir os engenheiros e criar uma agenda proativa para o ano de 2020. O presidente da ABEE-DF, Ronald Siqueira Barbosa, ressaltou que sempre viu a engenharia da EBC, como de vanguarda na pesquisa e desenvolvimento de projetos de radiodifusão e a presença desses profissionais nos quadros da ABEE-DF será muito importante para a Associação. Assim, pontos significativos foram discutidos e nos próximos meses serão levados em conta no Plano de Ação da ABEE-DF. Um dos pontos acertados foi a publicação de trabalhos técnico-científicos da EBC em nosso site. O engenheiro Wagner de Sousa Bastos, Diretor de Operações, Engenharia e Tecnologia ressaltou que eventos e cursos técnicos sempre ajudam na atualização e valorização dos profissionais.

NOTA DA ABEE-DF

Por Presidência

A Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas do Distrito Federal vê com preocupação a manifestação do Presidente do Confea na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.  Apesar de reconhecer que cooperar com o Governo Federal é uma obrigação de todo brasileiro, inclusive organizações privadas e públicas a fim de ajudar no programa de desenvolvimento do País. Isso, entretanto, não significa dizer que alterar a legislação própria da entrada de profissionais estrangeiros a ponto de não ter requisito de prioridade, onde em primeiro lugar, uma reciprocidade de tratamento no País do peticionário seria a primeira coisa a ser dita e necessária.

Outro ponto que deveria ser levado em conta é que muitos pleitos da engenharia para simplificação da legislação atual dificilmente são atendidos pelo Confea permitindo a existência de atribuições comuns em determinados serviços por outros Conselhos.

Considerando as restrições impostas pelas normas existentes resta saber se a simplificação atingirá também os engenheiros brasileiros que enfrentam grande burocracia para execução de seus projetos de infraestruturas.

Além disso, a legislação criada pelo Governo Federal para participação em suas licitações de infraestruturas tem uma grande barreira inicial que não está na alçada do Confea, que é a Lei nº 8.666/93, que implica diretamente na obtenção da  CAT, a partir da correspondente ART. Isso teria que ser anulado.

Há que se observar se o Projeto de Lei 4253/2020 que está tramitando no Congresso Nacional faz quaisquer alterações nesse sentido e a exclusão disso poderá comprometer a existência do próprio sistema Confea/CREA nos moldes como foi estabelecido pela Lei nº 5.194/66.

MSc. Ronald Siqueira Barbosa
Presidente

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA – AGO EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Por Assembleias, Evento

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHEIROS ELETRICISTAS – DISTRITO FEDERAL

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA – AGO
EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas do Distrito Federal – ABEE-DF, no uso de suas atribuições estatutárias e em conformidade com, os artigos 7º, 9º, 11, 13 e parágrafos 1º, 2º, 3º e 4º do Estatuto da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas do Distrito Federal e a Lei nº 5.194/66, CONVOCA, os seus membros afiliados quites com suas obrigações associativas e estatutárias a participarem da Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se no dia 18 de fevereiro de 2021, por motivo de pandemia, não será presencial na sede da ABEE, sito à SEPS 705/905, Edifício Centro Empresarial Asa Sul – Bloco “B”, sala 322, às 18h, mas de forma virtual, link a ser informado no dia 17 de fevereiro de 2021, em primeira convocação, com a maioria absoluta dos membros afiliados quites, e às 18h30min, em segunda e última convocação, com qualquer número de filiados quites, para deliberarem sobre a seguinte ORDEM DO DIA: 1) Exame e votação das contas da Diretoria da ABEE-DF, referente ao exercício de 2020, de acordo com os documentos contábeis materializados pela escritório de contabilidade HD Contabilidade Ltda-ME, Balancetes Mensais e Balanço Patrimonial, que se encontram à disposição dos membros afiliados para exame, consultas e esclarecimentos que se fizerem necessários; 2) Apreciação e votação do parecer do Conselho Fiscal sobre as contas da Diretoria da ABEE-DF, referente ao Exercício de 2020; 3) Aprovação da Nova Anuidade; 4) Planejamento Estratégico – 2021 (incluindo Proposta de Palestras e Cursos); 5) Assuntos Gerais. Brasília-DF, 13 de janeiro de 2021. Eng. Ronald Siqueira Barbosa – Presidente da ABEE-DF.

Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas-Distrito Federal – ABEEdf – End.: SEPS 705/905 – Edifício Centro Empresarial Asa Sul – Bloco B – Sala322 – Brasília-DF – CEP: 70.390-055 – www.abeedf.com.br – e-mail: abeedf@abeedf.com.br – Tel.:61- 99213-9969.

Feliz Ano Novo

Por Evento

Prezados Colegas Associados,

Tenho a grata satisfação de me dirigir a todos vocês, que além de associados são meus amigos e amigas e que integram o quadro associativo da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas do Distrito Federal.

Venho para transmitir-lhes, nesse momento conturbado que o mundo atravessa com consequências diretas sobre os países e o nosso País sofrendo com as incertezas que são trazidas, o desejo de que cada um, no seio de sua família e de seus amigos e parentes, encontrem a paz, a alegria e a justa serenidade com as bênçãos de Deus a fim de trabalharmos juntos no ano de 2021.

Quero, ainda, desejar a todos, a possibilidade de superação das dificuldades em que nos encontramos neste momento, fazendo do ano novo, um ano especial, um ano em que sejamos iluminados pela justiça, por um planejamento estratégico; que nos permita ações coerentes e estruturadas, não por convicções ideológicas ou sentimentos individualistas, mas dentro do espírito de tratamento e análise que a engenharia elétrica precisa, com levantamentos de vantagens e desvantagens, custo-benefício e finalmente projetos para engrandecimento e crescimento de todos nós.

Um ano em que verdadeiramente nossas solicitações ou reivindicações sejam atendidas por órgãos de governos ou outras organizações privadas de âmbito nacional; um ano em que possamos aprovar as PECs que tiram embaraços de nossos caminhos; enfim, um ano também de muita alegria, muito amor e muitas, mas muitas conquistas e realizações, porque esse conjunto já mostrou que é vencedor e assim continuará sendo e não há obstáculos que não possamos transpor com o trabalho unido. Que não tiremos os olhos dos nossos indicadores, para que nossas metas sejam cumpridas e nossos objetivos alcançados, pois objetivos sem metas é sonho. Que 2021 Deus nos dê a força necessária para corrermos atrás dos nossos objetivos!  Feliz Ano Novo!  Feliz 2021!   

Ronald Siqueira Barbosa – Presidente

Feliz Natal

Por Evento

Apesar de todas as incertezas conseguimos, com a ajuda de Deus, superar muitos obstáculos e sermos um ponto de luz para trazermos aos nossos engenheiros eletricistas alguma esperança de dias melhores no próximo ano. Por isso estamos alegres. Nossos sinceros votos de um Feliz Natal.